domingo, 6 de maio de 2012

DELICIAS DE MINAS

Cada região do Brasil tem suas especialidades no tipo de comidas e ingredientes usados. Em MInas Gerais o forte é o feijão, franco e carne de porco e vamos começar pelo famoso Tutu de Feijão:
Tutu de Feijão: Comida típica feita com feijão cozido refogado: Mistura do feijão pedacinhos de toucinho frito, alho e cebola e farinha de mandioca. Muitos usam bater o feijão no liquidificador para ficar um angú de tutu.
Minas Gerais tem na cozinha como prato principal carne de porco, lingüiças, toucinho, carne de galinha, carne-seca, carne-de-sol, verduras, basicamente a couve, milho verde, quiabo, queijo branco, angú de fubá de milho, arroz soltinho cozido em panela de pedra, peixes de rio frescos, salgados e secos, compotas de frutas, doce de leite e biscoitos de goma.
Algumas receitas famosas são:
Galinha ao molho pardo
Leitoa pururuca
Tutu de feijão com torresmo e couve
Feijão tropeiro
Frango com quiabo
Arroz-de-suã
Pão de queijo
Café mineiro feito com coador de pano
Pururuca: É a pele de porco frita até ficar crocante e muito consumida como petiscos.

Feijão tropeiro: 

Ingredientes:
1 kg de Feijão Cozido
600 gr de Lombo cortado em pedaços pequenos
200 gr de Torresmo cortado pequenos
Cheiro-Verde a gosto
4 xícaras de farinha de milho
1/2 xícara de alho batido com óleo
4 Ovos
1 Pitada de Pimenta-do-Reino
Sal a gosto
200 gr de bacon em pedacinhos
1 Cebola grande picada
Cuve picada bem fina – um maço.
Para fazer é só colocar a panela em fogo brando até aquecer bem. No fundo da panela coloque o bacon, o lombo e o alho e frite um pouco, acrescente o cheiro verde e frite mais um pouco e coloque os ovos. Vai mexendo bem e adiciona a couve e os torresmos que devem estar pururucas, mistura o feijão, mexe bem e mistura a farinha.
Servir acompanhado de arroz e couve.

Culinária Mineira:
 Bolinhos de Mandioca: 



Os ingredientes para quatro: meio quilo mandioca; 250g de batatas; uma colher de chá de manteiga; três ovos; sal, óleo, salsa bem picada. Descascar a mandioca, cortar em pedaços, cozinhar até se amaciar. Passar pelo espremedor ou peneira. Descascar e cozinhar as batatas, passar pelo espremedor. Misturar com a manteiga e as gemas; temperar com sal. Se quiser, juntar salsa. Bater as claras em neve; para fritar, juntar as claras em neve misturando de leve, dando formato com duas colheres. Fritar em óleo quente abundante e secar sobre papel absorvente.
Bambá de couve, prato roceiro: Ingredientes: um litro de caldo de carne magro, quatro folhas de couve rasgadas, duas colheres de sopa de fubá, um ovo, 250 g. lingüiça frita. Desmanchar o fubá ligeiramente tostado em pouca água fria e juntar ao caldo, levando a fogo brando. Juntar a couve e, ao ferver,Juntar o ovo; mexer para talhar. Cortar a lingüiça em pedacinhos, fritar e juntar. Outra versão manda refogar a couve separadamente num pouco de toucinho e juntar no final, com a lingüiça.
Comidas típicas de Minas


Cozido à moda mineira ou panelada de campanha:
Ingredientes: duas colheres de sopa de banha, dois pimentões picados. Carnes: um quilo carne de porco em pedaços, 500 g. carne de vaca, um quilo de lingüiças, três paios. Legumes, por ordem de cozimento: 500 g. mandioca, 500 g. cenouras, 15 minutos depois 500 g. batatinhas sem casca, 500 g. batatas-doces sem casca; quinze minutos depois seis cebolas, um repolho médio, rasgado, quatro chuchus sem casca, cinco bananas nanicas sem casca e metade de uma abóbora vermelha. Usar ainda uma xícara farinha de mandioca. Refogar as carnes no panelão com os pimentões, cobrir de água fria e cozinhar. Tirá-los do caldo, guardando quente. Pôr os legumes no caldo quente, observando seu tempo de cozedura acima. Retirá-los e mantê-los quentes. Tirar um pouco do caldo, juntar com malagueta picada na molheira. Juntar a farinha ao caldo restante, mexendo até consistência de pirão. Os legumes que sobrarem são aproveitados na Sopa de cozido e as carnes em roupa-velha.


Quibebe1: 



Ingredientes: um quilo de abóbora vermelha, uma colher de café de açúcar, meia xícara caldo de carne, duas cebolas picadas, um molho de cheiro-verde picado, uma colher de sopa óleo, pimenta-do-reino. Partir o miolo da abóbora, cozinha r em pouca água e sal, bater no liqüidificador. Refogar a polpa nos temperos em óleo quente, juntar o caldo e o açúcar, engrossar um pouco.


Quibebe2: 



acompanha muito bem carne seca refogada ou frita e carne de porco: Ingredientes para seis pessoas. Um quilo e 200g de abóbora; uma e meia colheres de sopa de azeite; uma cebola média, uma xícara de salsa picada e meia de cebolinha picada em rodelas; sal, pimenta-do-reino, uma colher de café de açúcar e meio tablete de caldo de carne. Cortar a abóbora em pedaços grandes, com casca. Pôr numa assadeira, borrifar água para formar vapor ao cozinhar, levando ao forno já quente durante 20 ou 30 minutos. Espetar com um garfo e se macia, ret irar e esfriar um pouco. Eliminar a casca. Picar em pedaços menores e amassar com garfo ou peneirar. Deve ficar grosseiro, não fino. Refogar a cebola em azeite, juntar a abóbora e o caldo dissolvido em meio copo de água, em fogo brando. Provar e corrigir sal e pimenta. Quando bem quente, juntar o açúcar e mexer mais. Tirar do fogo, misturar a salsa e a cebolinha picadas. Se quiser dar toque mais exótico, nada mineiro, pode juntar um pouco de gengibre ralado.


Requeijão caseiro com leite:



Ingredientes: 250 g de queijo-de-minas fresco; quatro colheres de sopa de amido de milho; duas colheres de sopa de manteiga, meio litro de leite e três colheres de sopa de sal. Liquidificar cinco minutos o queijo picado com o amido de milh o, a manteiga, o leite e o sal. Quando estiver um creme bem homogêneo, transferir para uma panela. Cozinhar, sem parar de mexer, cinco minutos ou até ferver. Baixar o fogo e continuar a cozinhar, sem parar de mexer, mais sete minutos ou 5. (Wikipédia).


São tantas delícias da cozinha mineira que dá vontade de fazer um turismo, conhecer a região e experimentar pelo menos os pratos principais feitos no fogão de lenha. Mas não precisa ir tão longe,
basta se deliciar em nosso restaurante
Coração de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário